A influência do desenvolvimento de materiais e da tecnologia na saúde das pessoas
8 de outubro de 2017
Análise de Falhas
30 de outubro de 2017
Exibir tudo

A importância do Engenheiro de Materiais

Um curso relativamente novo e diferente, gera muitas dúvidas em relação a suas funções e seus estudos. Portanto, nós, como Empresa Júnior da Engenharia de Materiais, viemos responder alguns questionamentos e introduzi-los a esse mundo. Vamos lá?

Primeiramente podemos falar sobre as tecnologias, um engenheiro especializado em materiais poderá atuar em inúmeras áreas como na Petroquímica, Energia, automobilística, aeronáutica e até biomédica, já pensaram nisso? O curso tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico e científico do mundo.

Agora sim, se olharmos ao nosso redor, o que utilizamos para cozinhar, limpar, jogar, se locomover, comer… Tudo envolve algum tipo de material, eles estão presentes constantemente em nossas vidas. Pois então, esses engenheiros estão aqui com o intuito de criar novos e descobrir modos de readequar os já existentes materiais, pesquisando maneiras de reutilização e reciclagem, além de terem a capacidade de selecionar e controlar a qualidade dos mesmos.

Como exemplo trouxemos um grande avanço tecnológico do século XXI na área da materiais:

Considerado um “avião dos sonhos” o Boeing 787 foi feito quase unicamente de plástico reforçado com fibra de carbono, gerando um avião mais leve, mais econômico e com menos poluição. A utilização dos plásticos nos aviões geram muitos benefícios, “Esses plásticos requerem baixa manutenção e, por tornarem as aeronaves mais leves, permitem redução do uso de combustível e maior autonomia de voo”, disse Venâncio Pereira Neto, gerente de engenharia de materiais da Embraer.

 

Bibliografia:

https://www.tecmundo.com.br/aviao/14491-boeing-787-o-aviao-mais-moderno-ja-produzido-pelo-homem.htm

http://veja.abril.com.br/ciencia/novas-tecnologias-transformam-boeing-787-em-aviao-dos-sonhos/

http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=320

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/engenharia-de-materiais/4edf6af451881c5a3400000f.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *