A importância do Engenheiro de Materiais
22 de outubro de 2017
Case Análise de Causa de Desgaste
12 de novembro de 2017
Exibir tudo

Análise de Falhas

A análise de falhas visa diminuir a probabilidade da ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou processos; diminuir a probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda não tenham ocorrido) em produtos ou processos já em operação; aumentar a confiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da análise das falhas que já ocorreram; diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade.

As indústrias preocupadas com um índice de eficiência cada vez mais elevado e com disponibilidades de equipamentos fabris sem imprevisto buscam com a aplicação desta técnica a maior confiabilidade operacional. Além da eficiência superior, a aplicação da técnica de análise de falhas também reduz o risco operacional dentro das empresas, sendo assim uma disciplina da gestão de riscos dentro da empresa. Além de reduzir o risco operacional, programas de Análise de Falhas de peças e produtos retornados em garantia também reduzem significativamente os Custos de Assistência Técnica e Garantia.

O conhecimento destas técnicas de análise dos materiais é importante para quem lida com a análise de falhas diariamente, cabendo ao Engenheiro de Materiais, o conhecimento dessas técnicas. Enfim, toda a falha mecânica de um equipamento ocorre por deformação, desgaste, corrosão, ou ruptura de algum componente.

Na EME Jr. a determinação dos mecanismos de deterioração e das causas raízes de falhas de peças ou equipamentos é executada através da interpretação dos resultados de exames e testes laboratoriais em partes danificadas, tais como análises metalográficas óticas, ensaios mecânicos e análises químicas dos materiais, de resíduos e produtos de corrosão. São indicadas medidas preventivas para eliminação ou controle das causas, recomendações para reparos e exames complementares para determinação da extensão dos danos.

 

Bibliografia:

www.testmat.com.br/novidades/servicos-de-analise-de-falha-em-equipamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *