19/11- Dia do Empreendedorismo Feminino
19 de novembro de 2017
Reciclagem de Resíduos Sólidos
8 de dezembro de 2017
Exibir tudo

Análise de causa de corrosão

Para continuação do tema “análises de falhas”, viemos com mais um exemplo de um trabalho que realizamos. 

 

DESAFIO: A empresa em questão, responsável pelo transporte de combustível, buscou a EME Jr. porque estava enfrentando problemas com o tanque de transporte e com a retirada do combustível. Foi observada corrosão generalizada nas paredes do tanque, com placas de material oxidado desgrudando, compromentendo o tanque, entopindo as válvulas e impossibilitando, assim, a retirada do combustível. A suspeita era de que a gasolina havia sido adulterada, embora a empresa fornecedora assegurasse que o combustível estivesse de acordo com as normas técnicas de composição. O desafio então era descobrir o que estava causando a corrosão.

SOLUÇÃO: Foram feitas diversas análises em amostras do tanque com sinais de corrosão nos laboratórios da UFRGS e assim foi possível identificar que o problema não estava na gasolina, mas sim no próprio tanque que a transportava. Ao realizar a laminação a quente no tanque, não foi retirada a Carepa (camada de óxido formada pelo resfriamento do aço) e a mesma estava causando a corrosão.

RESULTADO: O serviço teve como resultado o reaproveitamento de diversos tanques usados no transporte, já que a retirada da carepa resolveria o problema de corrosão evitando, desse modo, que mais limpezas desnecessárias fossem realizadas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *