Case – Reciclagem de resíduos sólidos

Reciclagem de Resíduos Sólidos
8 de dezembro de 2017
Recursos Naturais – Redução de consumo de água
18 de abril de 2018
Exibir tudo

Case – Reciclagem de resíduos sólidos

Foi publicado anteriormente no BLOG da EME um texto sobre a reciclagem de resíduos sólidos. Confira agora um case solucionado sobre o assunto.

DESAFIO: Uma grande empresa produtora de laminados sintéticos apresenta um descarte de 5 milhões de metros ao ano de um resíduo de poliéster termoplástico, pet e laminado de poliuretano. A preocupação com esse resíduo surgiu porque no ano de 2018 a empresa irá aumentar sua área de produção em 30%, e, consequentemente, a produção de resíduo. Outra questão importante é que a empresa pode deixar de fornecer para grandes marcas por não apresentar uma preocupação ambiental com o destino mais correto desse resíduo. O desafio então, é encontrar um determinado fim para esse resíduo, que não seja o aterro, e que atenda a legislação ambiental vigente.

SOLUÇÃO: Desenvolver novos materiais, utilizando resíduos sólidos produzidos pela empresa, utilizando-os em co-produtos. Foram realizadas diversas análises e estudos das propriedades do resíduo para a criação de um novo material a partir deste, e, depois da produção do novo material, foram realizados ensaios físicos e mecânicos para descobrir a real utilidade do material.

RESULTADO: Com base nos resultados obtidos dos ensaios físicos e mecânicos, o material desenvolvido a partir dos resíduos, pode ser utilizado para a fabricação de piso antiderrapante, a empresa vai precisar de um moinho aglutinador e de uma prensa em escala industrial para a produção deste. O material pode ser comercializado e também usado como piso na área de produção que será aumentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *