Atualmente, estima-se que existam mais de 160 mil opções de materiais de engenharia e de processos de fabricação. Diante deste expressivo número, como fazer a seleção dos melhores materiais para o seu projeto?

Determinar as propriedades necessárias à aplicação, elencar os materiais que cumpram com todos os requisitos mínimos de uso, considerando qualidade, custo benefício, logística, produção, perspectivas, sustentabilidade e inovação exigidas pelo mercado; são alguns dos desafios para o desenvolvimento de um projeto e o bom desempenho do produto final.  

Fazer a seleção dos materiais de forma organizada torna-se uma tarefa árdua, e é necessário um estudo para se tomar a melhor decisão possível.

Então, por onde começar?

Primeiramente deve-se saber qual será a aplicação do produto, quais funções o material terá que desempenhar, restrições, características essenciais e inegociáveis. A partir dessas informações elabora-se um ranking com os materiais selecionados, elencando conforme o objetivo do projeto, custos, logística, etc. Na sequência avaliam-se as aplicações já usuais para aqueles materiais pré-selecionados.

A análise das propriedades dos materiais é muito importante na hora de selecioná-los.

Algumas particularidades do material podem se tornar o fator dominante em relação a outras propriedades dependendo do objetivo do produto. A ciência dos materiais estuda as estruturas internas e as composições, da periodicidade de alterações sobre influência química, térmica ou mecânica dos materiais.

É importante ficar atento

A análise das especificações de desempenho de um produto, deve prever  as consequências de uma subavaliação, que pode causar deficiência de desempenho, levando a uma possível ocorrência de falhas,  ou uma superavaliação, que pode propiciar altos custos de fabricação, de requisitos de desempenho e as definições desses requisitos.

Diante de toda esta avaliação percebe-se que a escolha de um material influência não somente a confiabilidade do projeto em termos industriais e econômicos mas também a aceitabilidade do produto – diretamente ligada ao balanceamento entre a eficiência, qualidade e preço do produto.

A EME Jr. pode ajudar você!

A escolha correta do material do seu produto pode reduzir seus custos, aumentar sua confiabilidade e qualidade, criar um apelo sustentável e muito mais. A EME Jr. realiza a seleção dos materiais mais adequados para o seu projeto, contando com equipe qualificada e acesso aos laboratórios e professores da UFRGS. Entre em contato e realize um diagnóstico gratuito.

Etiquetas: , , ,

Leave a Reply