A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso contínuo.
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
É uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
Sistema de Gestão de Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos serviços prestados.
A ISO 9001 é composta de normas que guiam e visam a melhoria da imagem da empresa, eliminação do retrabalho e ganho de agilidade em processos através do planejamento e controle sistemático das rotinas de trabalho, redução de riscos e melhora da relação com fornecedores e investidores e aumento de oportunidades de mercado, pois muitas empresas apenas compram de fornecedores que tem o selo ISO9001.
Quando uma empresa deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a ISO 9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação e não apenas esta empresa passa a ter os benefícios do método padronização: o cliente passa a ter produtos e serviços conformes, o mercado beneficia-se por elevar o nível da competição e a empresa que se padroniza passa a ter uma margem de lucratividade maior.
É por isso que a EME Jr. oferece um diagnóstico gratuito para auxílio na implementação do ISO 9001, porque sabemos que sua empresa pode crescer ainda mais através de um sistema de gestão de qualidade!
Autor: Fabricio Witt