Você sabe qual o objetivo do desenvolvimento sustentável e a sua relação com as empresas?
De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1991, o principal foco dele é atender às necessidades do presente sem comprometer as futuras gerações. Ela está ligada a empresas por meio da seleção de materiais que se usam durante os processos de produção que podem causar impactos que prejudicam o futuro. Contudo existem meios de cumprir a demanda da empresa e ainda assim causam poucos danos. Grandes empresas hoje buscam através desses meios ser um exemplo de sustentabilidade suprindo seus interesses atuais e também pensando no futuro, através das escolhas de seus materiais.
Como o material pode causar um impacto sustentável?
Um material pode trazer sustentabilidade se ele cumprir responsabilidades socioambientais, é importante citar também que deve-se ter cuidados com os gastos energéticos. Quando a instituição é focada na área de ecodesign ela traz a sustentabilidade com alvo mais no lado ambiental, diminuindo os impactos negativos que a empresa pode gerar durante a produção. Para comprovar seu impacto deve ser feita uma análise complexa utilizando também pesquisas em laboratórios que auxiliem a ver a qualidade do produto.
Mas existem empresas que trouxeram a sustentabilidade por meio de seus materiais?
Existem diversos modos de fazer sua empresa se tornar mais sustentável através da seleção de materiais. Um exemplo é através da utilização de materiais biodegradáveis. A L’Oreal Brasil – empresa especializada em produtos para cabelos, perfumes, protetores solares e produtos dermatológicos – começou a usar embalagens que causam menos danos ao meio ambiente, além disso suas matérias-primas vêm do programa de Fornecimento Solidário que apoia 276 famílias amazônicas, respeitando a biodiversidade e otimizando a cadeia de produção, e esses fatores contribuíram para que 54% do seus novos produtos tivessem o perfil ambiental melhorado.
Cases EME Jr
Embalagem que trouxe sustentabilidade
Dentro dos projetos da EME Jr. já realizados com empresas, é observado como elas diminuem seu impacto e se tornam mais sustentáveis através da seleção de materiais. Um exemplo disso é um projeto em que uma empresa buscava utilizar embalagens que não produzissem resíduo plástico e ao mesmo tempo mantivessem qualidade. Para esse problema a EME Jr. trouxe como solução a seleção de embalagens biodegradáveis e esta resposta acabou atingindo duas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas):
Empresa artesanal sustentável
A EME Jr também realizou um projeto com outra empresa, que realiza trabalho artesanal e coletivo com a finalidade de produzir produtos de crochê, e buscava modificar o material usado em suas caixas com o objetivo de fazer um modelo de sustentabilidade total. Dentre os produtos indicados para a empresa que começaram a trazer sustentabilidade em meio aos seus negócios estão: saco plástico biodegradável (que traz como vantagem a reciclabilidade e o menor tempo de degradação no meio ambiente em comparação com o saco plástico), caixa de papelão (auxiliando assim a diminuir os impactos do descarte), isopor vegetal (que pode chegar a se degradar em lixões em seis meses ou mais), adesivos sustentáveis, papel manteiga sustentável e etiquetas ecológicas (TAG) de papel semente (que em contato com água o papel se degrada e sementes podem germinar dele). Com essas soluções, o impacto da empresa na sustentabilidade se somou ao impacto social que já causava.
Saiba como implantar na sua empresa
É observado pelos exemplos que o impacto que empresas podem fazer, através da seleção de materiais, trazendo a sustentabilidade para o foco, utilizando produtos com foco socioambiental, como os com maior degradação em ambientes, que facilitam a reciclagem, que geram sementes e muitos outros. Para auxiliar a sua empresa a ter maior sustentabilidade por meios de materiais existe a EME Jr. Comece a causar impacto pedindo nossos projetos, com foco sustentável e de qualidade.
Nome: Pedro Rafael Borba Leal