Afinal, o que é o Movimento Empresa Júnior?
O Movimento Empresa Júnior surgiu em 1967, na França, com a criação da Junior Enterprise, uma Empresa Júnior com o objetivo de proporcionar uma realidade empresarial aos alunos e que prestasse serviços de consultoria para empresas do mercado.
É um movimento de empreendedorismo dentro das instituições de ensino superior, no qual todos os envolvidos acreditam e trabalham em busca de um Brasil melhor. Esse movimento chegou ao Brasil em 1988, com a criação das duas primeiras Empresas Juniores: a FGV na Fundação Getúlio Vargas e a Júnior FAAP na Fundação Armando Álvares Penteado.
Uma Empresa Júnior, é uma associação sem fins lucrativos, na qual todo o lucro gerado é investido em conhecimento e capacitação. Além disso, as Empresas Juniores são formadas por alunos de graduação acompanhados de professores orientadores. O objetivo dessas empresas é impactar a sociedade por meio de projetos de consultoria na sua área de atuação. Por isso, é garantida a qualidade dos projetos realizados e seu baixo custo em comparação aos preços de mercado.
Nesse contexto surge, em 2010, a EME Jr., uma empresa formada por graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que presta consultoria e executa projetos de Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica, sendo orientada por professores da Escola de Engenharia.
Quem é impactado pelo MEJ e como é impactado?
Desde 2010, o MEJ já impactou mais de R$70.000.000,00 na economia do Brasil, sendo esse valor investido integralmente em conhecimento e capacitação dos estudantes envolvidos.
Sendo assim, ao contratar uma Empresa Júnior, o contratante está contribuindo para a formação de profissionais capacitados, com espírito empreendedor e em busca de um Brasil melhor. Além disso, o contratante tem acesso a projetos de qualidade a baixo custo, o que ajuda a desenvolver suas empresas mesmo não tendo alto capital financeiro.
Dentro das Empresas Juniores, os estudantes desenvolvem diversas habilidades, já que são expostos a problemas diariamente. Dentre as principais habilidades desenvolvidas, estão:
- A cooperação, já que os membros formam uma grande equipe na qual todos estão dispostos a ajudar e sanar as dúvidas de seus colegas;
- A pro atividade, pois os membros vão em busca soluções para os problemas do contratante;
- A liderança, afinal os líderes terão que mediar conflitos, motivar a equipe e criar um ambiente de trabalho harmônico;
- A responsabilidade social, sendo essa adquirida ao realizar projetos sustentáveis e projetos capazes de mudar a vida das pessoas impactadas.
Dessa forma, o MEJ impacta os estudantes, professores e as empresas contratantes. O MEJ também impacta a universidade da qual a Empresa Júnior faz parte, afinal possuir estudantes capacitados a realizar projetos de qualidade traz visibilidade para a Universidade. Além disso, o MEJ acaba impactando todos a sua volta, já que tem compromisso com a sustentabilidade, contribuindo com o ecossistema no qual vivemos.
Mas então, como a EME Jr. pode impactar a sua empresa?
A EME Jr. possui uma cartela de serviços. Dentre os serviços prestados, estão: seleção de materiais e fornecedores, gestão de resíduos, ensaios de materiais e desenvolvimento de materiais e processos.
Gostou desse post? Acha que podemos te ajudar?! Entre em contato e vamos marcar uma conversa!