As patentes são responsáveis por inúmeros avanços para o desenvolvimento e a pesquisa contemporânea. A criação de novas composições e métodos de produção não é fácil nem barata, e exige grandes investimentos humanos e financeiros; quando uma patente é registrada, são fornecidos ao mundo novos conhecimentos tecnológicos em troca de propriedade intelectual. A partir disso, acontece troca de informação entre o mercado atual e o fundador da patente, enquanto pertencer a ele, além de garantia de proteção – inibindo a concorrência desleal – e dando os créditos necessários a quem tem o direito de receber uma porcentagem dos lucros por sua inovação.
Para que uma criação possa ser reconhecida como patente, é preciso que ela preencha alguns requisitos: novidade (que foge do convencional já conhecido ou utilizado pela sociedade), atividade inventiva (que foge do óbvio, não tendo sido anteriormente pensada ou usada por um técnico especialista no assunto) e aplicação industrial (é viável de ser realizada ou concretizada, pois, só assim poderia ser aplicada comercialmente). De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o número de pedidos de patente é da ordem de 2,5 milhões a cada ano, que resultam em cerca de 1,2 milhões de registros por ano. Durante sua vida útil, uma patente pode ser usada a partir de pagamento à empresa ou ao pesquisador que a registrou. Após 20 anos, vira domínio público, não podendo ser repatenteado, pois deixa de atender ao pré-requisito novidade. O mundo muda, e sempre mudou a partir da criação e do aperfeiçoamento de patentes. Processos e produtos que hoje são essenciais para a sociedade nasceram de ideias muito inovadoras para o mercado de suas épocas, e estas patentes foram essenciais para o aperfeiçoamento da pesquisa, fazendo o mundo chegar ao que é hoje. Nesta lógica, sem a criação do primeiro telefone em 1870, pelo inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell, por exemplo, hoje provavelmente não teríamos os smartphones. A criação de novos produtos vem de um desejo que faça sentido para a população. As patentes baseadas em um problema ou anseio do consumidor, junto de Marketing eficaz e inovador, são a chave para conquistar o sucesso. Juntando as melhorias de produtos já existentes de algum tipo de inovação, se constrói um método eficaz de produzir uma nova linha comercial. Com o uso de inovações, evitamos gastos desnecessários de tempo e recursos. Muitas vezes, a chave para a solução de um problema do cotidiano da empresa é encontrado em uma patente, e algumas ferramentas de pesquisa de patentes auxiliam na prospecção e seleção de patentes, bem como suas aplicações, a fim de solucionar problemas de um projeto. As buscas por patentes também auxiliam a quem pretende se tornar um inovador, através de documentos essenciais e informativos. Aplicada à pesquisa e desenvolvimento para melhorias, a busca por patentes funciona de forma a encontrar outras empresas que passaram por problemas semelhantes aos do cliente e já os resolvem, em processo registrado como invenção.Autora: Rafaela Brandão