Materiais compósitos são a união de dois ou mais materiais distintos que têm por objetivo formar um terceiro material que tenha características específicas dos materiais utilizados, por exemplo, os compósitos poliméricos, a fim de se alcançar melhores combinações de propriedades dentro de um único material. Os compósitos possuem duas divisões básicas, sendo denominadas de:
Matriz: podendo ser cerâmica, metálica ou polimérica. Geralmente, os polímeros são usados como matriz de compósitos, por apresentarem uma boa ductilidade.
Fase dispersa: podendo ser partículas ou material fibroso.
A partir da matriz e da fase dispersa, pode-se trabalhar com as proporções e/ou as características de cada parte para atingirem as propriedades requisitadas, como por exemplo: maior resistência mecânica e à corrosão, resistência à temperatura, maior dureza, flexibilidade, entre outras.
Atualmente, os materiais compósitos poliméricos são amplamente utilizados em diferentes tipos de indústria, como por exemplo:
Indústria aeroespacial e militar – rigidez mecânica e baixa densidade são critérios essenciais e determinantes. Nesse setor, os compósitos são utilizados das seguintes formas:
Indústria automotiva – é inegável sua importância no mundo moderno e como influencia diretamente nossas vidas. Nessa área, as propriedades que geralmente são almejadas são resistência à temperatura, rigidez e resistência à fadiga:
Indústria da construção civil – os compósitos são ideais por sua resistência, densidade reduzida, resistência ao impacto, baixa manutenção e flexibilidade de design. Algumas aplicações de compósitos nesse ramo são: