A escolha da embalagem é de extrema importância para o desempenho de uma marca no mercado, já que, na maioria das vezes, é através dela que se transmite ao cliente qual o seu objetivo com o produto ali contido. Por isso, esse processo deve ter atenção especial, visto que, se bem planejado e executado, trará bons resultados à empresa. 

Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros avaliam a embalagem como o fator mais importante na hora da compra. A comunicação visual e sensorial que se consegue obter através da embalagem pode ser um dos únicos diálogos diretos que uma marca tem com seu cliente. Nesse caso, um bom planejamento gráfico, um rótulo com as informações necessárias, um slogan criativo, são algumas das diversas técnicas utilizadas para tornar um produto mais atraente. 

Processo inicial de desenvolvimento de uma embalagem.

Em contraponto, o descaso com as embalagens pode transmitir a sensação de que o produto não tem qualidade, isso porque o consumo do produto se dá a partir do momento que o cliente visualiza ele na prateleira, onde ainda está influenciado pela imaginação e expectativas sobre aquilo que está prestes a comprar. 

Além do que já citamos anteriormente, aqui estão alguns fatores que nós consideramos essenciais para que se tenha uma boa embalagem: 

Um bom design

Nessa etapa pode-se pensar no formato, material a ser utilizado, cores, etc. Com o passar dos tempos, a embalagem não tem mais apenas a função de proteger o produto, mas também de comunicar, ampliar o tempo de vida útil, e principalmente torná-lo atraente. Por isso, esse é um fator muito impactante.

Sustentabilidade

Tendo em vista que a sustentabilidade é uma pauta super atual, as empresas do futuro já estão conscientes que precisam se adequar e contribuir com o meio ambiente. Analisar os materiais usados nas embalagens e suas características, como: vida útil, quantas vezes pode ser reciclado, seu descarte, toxinas liberadas e o custo de produção, é de suma importância. 

Atenção às tendências e novas tecnologias

A participação em feiras e eventos e investimento em consultorias contribui muito para o acompanhamento das novidades e necessidades do atual mercado.

É nesta etapa que a nossa empresa pode ajudar! A EME Jr., através de seu serviço de Seleção de Embalagens, guia seus clientes, por meio de consultoria, a fazer a escolha de embalagem mais  adequada à sua necessidade. Assim, colaboramos para que se tornem mais atrativas ao consumidor e tenham um diferencial diante de seus competidores no mercado.

Gostou das nossas sugestões? Acha que podem ser aplicadas no seu negócio? Entre em contato com a gente!

Leave a Reply