Entenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu impacto nas empresas. 

O ano de 2020 foi marcado por diversos acontecimentos negativos no Brasil e no mundo. Apesar disso, também foi o ano em que a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completou uma década desde sua sanção.

 

ibama.gov.br

Observação: Os decretos 7.404 e 7.405/2010 foram revogados.

 

  • O que é PNRS?

A lei determina que, pessoas, empresas e governo, sejam responsáveis por seus respectivos Resíduos. Assim sendo, a PNRS dispõe taxas aos que mais poluem e concede benefícios aos que economizam, criando assim um sistema de recompensas por atitudes mais sustentáveis.

  • A Logística reversa.

Aqueles que produzem o lixo, por exemplo: fabricantes de embalagens, pneus, baterias etc. Devem fazer a reutilização dos resíduos provenientes dos seus produtos. Esse mecanismo é chamado de Logística Reversa, pois ajuda a recuperar o material que seria descartado e dá-lo um novo valor, poupando não apenas o meio ambiente, mas também os produtores de alguns gastos. Adicionalmente, cria um nicho para que catadores e cooperativas possam disponibilizar seus serviços no processo de reciclagem.

  • Por que o descarte é prejudicial?

No Brasil, resíduos sólidos são tratados, boa parte, em aterros sanitários. Um aterro é um local onde são destinados resíduos criados por atividade humana, para então serem enterrados e decompostos a longo prazo. São protegidos contra infiltração no solo, pois a junção de resíduos orgânicos com inorgânicos cria uma substância tóxica, o chorume, que deve ser controlado para não vazar nos lençóis freáticos.

O descarte de embalagens, eletrônicos, entre outros, em excesso, por parte da sociedade, acaba superlotando o espaço dos aterros, e, consequentemente, aumenta os gastos estatais com a construção de novas instalações. Isso sem considerar as regiões sem tratamento de lixo adequado, que geram problemas ambientais como a poluição.

De acordo com o IBGE, 73% do lixo é tratado em aterros, sendo o restante despejado em lixões, terrenos baldios, lagoas etc.

Como a EME Jr. pode tornar sua empresa mais sustentável?

Tendo como um de seus valores a Sustentabilidade, a EME Jr. guia seus clientes na implementação de sistemas (negócios) de acordo com a economia circular por meio de consultoria, e reciclando recursos, criando empresas com mais responsabilidade ambiental, que as torna mais atrativas ao investidor moderno e dá um diferencial diante de seus competidores no mercado.

Aproveite e acesse nosso guia de gestão de resíduos de forma completamente gratuita!

Autor: José Henrique.

Converse com nossos especialistas no assunto


Fale Conosco

Leave a Reply