A caracterização de materiais é o processo de avaliar e analisar as propriedades físicas e mecânicas de qualquer material. A avaliação dos materiais permite diminuir gastos posteriores com falhas ou perdas e identificar as melhores condições e aplicações no produto final. Na construção civil, a identificação da qualidade do material é fundamental para reduzir custos futuros com manutenção recorrente e diminuir risco de desabamentos e falhas estruturais.

Quais ensaios realizar?

Ensaios de compressão, dureza e impacto são comuns em materiais de construção para definir as características mecânicas e verificar as possibilidades de utilização em estruturas e edificações. Corpos de prova do concreto utilizado em vigas, lajes e pilares são comumente avaliados quanto à resistência à compressão durante as obras com os principais objetivos de garantir a estabilidade e a segurança de acordo com a resistência requerida pelo projeto estrutural. O concreto também passa por testes antes de ser utilizado, como o slump test, que verifica se a consistência está com trabalhabilidade adequada para uso na construção desejada.

Outra possibilidade é identificar a qualidade do material interno, como as tubulações e outras estruturas metálicas pertinentes. Essa caracterização pode ser realizada com ensaios de Microscopia Ótica, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) ou de Transmissão (MET), Fluorescência de Raios-X (FRX) e Espectroscopia de Raios-X por Dispersão em Energia (EDS). As análises em estruturas metálicas são capazes de identificar falhas, comportamento mecânico e até mesmo composição.

Nossa experiência na área

A corrosão em tubulações é um problema comum em edificações antigas e pode ser prevenida com a caracterização do material antes de incorporado na construção. Edificações apresentando aspectos desagradáveis da água corrente procuraram a EME Jr. para identificar qual seria o causador do problema. Através de análises de MEV, EDS e Microscopia Ótica, em laboratórios parceiros dentro da UFRGS, a EME Jr. identificou e caracterizou se os principais motivos da corrosão nas tubulações foram estruturais ou de manutenção.

A identificação da qualidade dos materiais de construção civil, através da caracterização prévia, é de extrema relevância na otimização do processo e na segurança do usuário final, trazendo benefícios a longo prazo na redução de custos em manutenção recorrente. Além disso, a caracterização como manutenção é muito prudente para evitar problemas comuns em edificações, como corrosões de encanamento, quebras ou falhas estruturais. Independentemente do objetivo da caracterização do material, conte com a EME Jr. e os laboratórios da UFRGS para solucionar seu problema.

Autora: Biancka Pontes.

Etiquetas: , ,

Leave a Reply