Material pode ser definido como tudo aquilo com que os corpos são constituídos, e basta observar ao nosso redor para percebermos que há muitos materiais. Devido a existência de diferentes processos tecnológicos de preparação, há sempre o potencial de gerar novos materiais, produtos, soluções e processos inovadores de elevado valor tecnológico, econômico, social e ambiental.

Um exemplo disso é o grafeno, material que está revolucionando a tecnologia, e apesar de ter sido teorizado em 1947, foi apenas em 2004 que dois físicos, Kostya Novoselov e Andre Geim, conseguiram provar a sua existência autônoma. Também foram esses dois cientistas os primeiros a experimentar algumas das propriedades excepcionais do material. Por essas descobertas, eles receberam um prêmio Nobel.

O Brasil é o terceiro maior fornecedor mundial do mineral grafita e possui a segunda maior reserva mundial deste material que é a principal matéria prima para o grafeno. Dessa forma, conhecer as propriedades do grafeno é de extremo interesse brasileiro.

Conhecendo o material

Mas será que todo grafeno é igual? Tem exatamente as mesmas propriedades e comportamento? E como saber se o grafeno é de fato o material ideal para aquele produto, ou qual é a melhor forma de manipulá-lo? 

Através da caracterização de materiais é possível identificar seus elementos,  determinar suas propriedades e valor econômico, além de analisar seu desempenho e qualidade técnica. A avaliação dos materiais permite diminuir gastos posteriores com falhas ou perdas técnicas e identificar quais mudanças estruturais poderiam trazer soluções para os problemas, melhorias no desempenho, e até otimização da produção, de forma a conseguir extrair máxima qualidade e eficiência dos materiais.

Processos

Todo esse conhecimento é adquirido por meio de ensaios e análises executados em uma amostra do material. Para escolher entre os diversos tipos de ensaio de materiais, é necessário levar em consideração alguns fatores: como será a aplicação do material, condições climáticas que este estará localizado, tipos de esforços que ele irá estar exposto, local onde será armazenado, entre muitas outras considerações.

Assim, quando se fala de ensaios de materiais, podemos citar diversos tipos. Para melhor compreensão, pode-se citar alguns exemplos: ensaio de durabilidade, resistência; limite da deformação, resistência mecânica, resistência termodinâmica, corrosão, entre outros. Para explicações mais detalhadas acesse o material da EME Jr sobre: Qual a importância da caracterização de materiais?

Como a EME Jr. pode ajudar a sua empresa?

À vista disso, é evidente que a caracterização de materiais é importante para diversas empresas de diferentes ramos, auxiliando na eficiência e qualidade de um produto. Portanto, caso tenha interesse em descobrir o potencial de seu novo produto ou processo, ou então de entender as propriedades da sua mercadoria, entre em contato conosco para saber mais. Além da caracterização de materiais, a EME Jr. realiza outros serviços que podem ajudar você e sua empresa.

Autora: Ana Carolina Mendes Pinheiro

Etiquetas: , , ,

Leave a Reply