Recentemente criado, o novo  Programa Nacional de Logística Reversa foi instituído sob o decreto presidencial nº 10.936, tendo como objetivo aperfeiçoar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).  Esta iniciativa amplia o descarte adequado e o reaproveitamento de produtos e embalagens descartadas pelos consumidores após o uso, para que então retornem ao processo produtivo da empresa que os originou, reduzindo o descarte inadequado, criação de lixo e o consumo de energia, além de possibilitar a reutilização de matérias primas.

Logística reversa –  como funciona?

A logística reversa, basicamente, é o retorno do produto para a empresa que o originou, possibilitando assim a reutilização, transformação e confecção de um novo produto. 

Seu objetivo é nada menos que a redução da produção de lixo. Neste sistema, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes passam a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida do produto, buscando uma redução dos resíduos e de seus impactos à saúde.

Ilustração: Mais polímeros

Essa iniciativa pode ser aplicada de diversas formas em sua empresa. Aqui vão algumas delas:

  • Coleta de resíduos pós consumo: devolução por parte dos consumidores em pontos de coleta, sede ou unidades da empresa, etc.
  • Reutilização de matéria prima de produtos defeituosos
  • Reaproveitando de resíduos sólidos da produção

Retorno positivo para a empresa

A redução de poluição do meio ambiente é um entre diversos benefícios trazidos pela Logística Reversa. 

Pois, você, como empresa, pode melhorar:

  • Redução de custos com a reutilização de resíduos
  • Imagem comercial, trazendo um diferencial entre as demais empresas que não trabalham com sustentabilidade
  • Vantagens na competição de mercado

Exemplo para se inspirar

A reconhecida empresa de cosméticos e perfumaria, O Boticário, é um dos destaques na área de logística reversa.

Com objetivos voltados para a sustentabilidade e reciclagem de produtos, possui, atualmente, uma das maiores operações em logística reversa de embalagens do país considerando o número de pontos de coleta. O que possibilita que seus clientes devolvam as embalagens pós consumo em quaisquer das unidades e centrais de serviço do grupo empresarial, as quais são enviadas a cooperativas de catadores homologadas. 

Dessa forma, o Grupo Boticário, além de aumentar o índice de sustentabilidade do país, consegue também realizar a reutilização de resíduos sólidos que são utilizados na produção de demais embalagens e produtos fabricados pela empresa.

Ponto de coleta em uma loja da rede O Boticário

Minha empresa conseguiria implantar a logística reversa?

A resposta é: SIM!. Sua empresa, seja ela grande ou pequena, pode implantar um sistema de logística reversa. Porém, esta iniciativa depende de muitos planejamentos, os quais a EME JR, tendo experiência em consultoria e gestão de resíduos sólidos (saiba mais), pode te ajudar! Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito.

Etiquetas: , , ,

Leave a Reply